domingo, 5 de fevereiro de 2012

PÉROLAS DE UM LÍDER
Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal. Isso será remédio para o teu umbigo e medula para os teus ossos. (Provérbios 3.7,8)
Uma das tarefas que o Senhor Deus deu a Adão foi a de nomear todos os seres que o Altíssimo havia criado. Com critério e sabedoria, Adão deu nome a toda a criação divina – milhões de seres visíveis e invisíveis. No entanto, ele não passou a herança da sabedoria para os descendentes dele. O pecado cometido por Adão e Eva causou ao ser humano um prejuízo tremendo. Além de não ter transmitido a sabedoria com que fora dotado, Adão nos passou a morte – a natureza do maligno, com a qual todos nascem e que somente nos abandona quando aceitamos Jesus como Senhor e Salvador, nascendo de novo (Jo 3.3,5).
Como ser bem-sucedido – É inegável o fato de que algumas pessoas possuem uma percepção mais aguçada do que outras, mesmo não tendo freqüentado uma boa escola. Por esse motivo, muitas vezes, consideram-se mais capazes, pois levam em consideração a própria sabedoria. Se você é um desses, siga as orientações do versículo bíblico, as quais irão ajudá-lo a obter êxito em tudo o que fizer:
1) Não seja sábio aos próprios olhos – Peça a sabedoria divina para agir corretamente.
2) Tema o Senhor – Respeite-O, assuma Sua Palavra como soberana sobre todas as suas decisões e nunca A contrarie.
3) Aparte-se do mal – Se alguém agiu errado com você e lhe causou algum dano, não deixe o mal ficar em seu coração, enquanto espera uma vingança ou que algum prejuízo aconteça para aquela pessoa. Se Deus ordena que você se aparte do mal, faça-o rapidamente para que o inimigo não o envergonhe e não tenha porta aberta para entrar em sua vida. Dentre as “brechas” que podem ser usadas pelo maligno, estão os casos de indivíduos que mantêm, na mente, verdadeiros casos de adultério. Meu irmão, respeite seu cônjuge, jamais fique imaginando que, se você se tivesse casado com outra pessoa, seria mais feliz. Caso esteja nessa situação, ou seja uma pessoa invejosa ou tenha mais algum atributo maligno, ore ao Senhor e peça-Lhe que tire isso do seu pensamento. Isso será remédio até para os males congênitos – na linguagem bíblica, para o teu umbigo. Será também o material que falta para as suas estruturas se firmarem. Você é único e não difere em nada de outra pessoa. Se alguém pôde firmar-se na vida, por que não você?
O segredo para ser bem-sucedido foi-lhe dado. Caminhe nele e seja a bênção que o Senhor planejou que você fosse, pois a sociedade precisa disso.

PÉROLAS DE UM LÍDER
O povo do Senhor tem sido ensinado que, tão logo se aprende pela Palavra de Deus que algo lhe pertence, é possível reivindicar a bênção e passar a viver como se já a tivesse. Porém, muitas vezes, isso não funciona desse modo. Por quê? Porque, embora muitos ainda não saibam, há algo mais que o Senhor precisa fazer com aquilo que nos diz respeito.
O aperfeiçoamento da bênção – Já ensinei que, após aprender que uma bênção é nossa, basta-nos determinar e crer para que a obra seja realizada. É certo que, ao entendermos que uma graça nos pertence, nós já a possuímos. Mas é importante sabermos também que a dádiva revelada precisa ser aperfeiçoada, mesmo que a parte do Senhor esteja concluída.
O salmista Davi descobriu que aquilo que nos foi concedido tem de ser aprimorado. Isso pode soar estranho, mas é verdadeiro, pois a Bíblia foi escrita por revelação do Espírito Santo. Ao aprender essa verdade, Davi escreveu: O SENHOR aperfeiçoará o que me concerne; a tua benignidade, ó SENHOR, é para sempre; não desampares as obras das tuas mãos (Salmo 138.8). Será que não foi esse um dos segredos que lhe deu tantas vitórias? Sem dúvida, sim.
A permissão divina – Em vez de ficarmos recitando promessas, as quais, muitas vezes, não se cumprem, devemos estar ligados e esperar até recebermos o “sinal verde” de que foi aperfeiçoado o que nos pertence. Então, poderemos dar a ordem, e a obra será realizada.
Além disso, esse aperfeiçoamento é algo que tem de ser feito em nós mesmos, e saber que existe esse processo irá fazer-nos pacientes, porque, muitas vezes, a ansiedade impede o cumprimento da promessa e atrapalha o poder divino de entrar em ação – ou nos faz desistir, impedindo-nos de praticar a fé.
O sábio percebe quando o aperfeiçoamento foi realizado e, assim, exerce a fé: Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o modo (Eclesiastes 8.5). Ao sentirmos o mover de Deus, saberemos que o momento de agir chegou.
O salmista disse ainda que a benignidade do Senhor nos fez povo dele. Esse ato, como os demais do Senhor, jamais será anulado, pois a benignidade é para sempre. Para criar todas as coisas, o Senhor usou Sua Palavra, e, com Suas mãos, Ele nos fez à Sua imagem e semelhança (Gênesis 1.27a). Então, Ele jamais desamparará as obras de Suas mãos
PÉROLAS DE UM LÍDER
No início da volta do povo de Deus para a sua pátria – após o perverso cativeiro que, durante 70 anos, manteve-o sob o jugo de três reinos mundiais –, Neemias, um servo do Senhor, muito se entristeceu com a condição na qual Jerusalém se encontrava. Então, ele, que era copeiro do rei Artaxerxes, recebeu autorização real para a importante missão de reparar os muros daquela cidade (Neemias, capítulos 1 e 2).
No entanto, o diabo se esforçava para atrapalhar os planos divinos, usando algumas pessoas que, movidas pela inveja e por outras aspirações satânicas, resolveram prejudicar o objetivo dos servos do Senhor.
O CONVITE DO ADVERSÁRIO - Tudo o que consta no Livro Sagrado foi escrito para nos servir de exemplo. Assim como no passado, hoje, quando somos usados pelo Pai, o inimigo ainda usa tanto alguns dos seus como outros que até parecem nossos irmãos, a fim de nos tirar do propósito divino. No caso de Neemias, o maligno usou Sambalate, Tobias e outros, que, com o objetivo de fazer-lhe mal, convidaram-no a deixar a obra de reconstrução do muro para um encontro no vale de Ono (Neemias 6.1,2).
As propostas do Senhor são feitas pelas Escrituras; logo, qualquer oferta que não seja do Pai é para nos fazer mal. Sabemos que os intentos do diabo são os mais variados; por isso, ingênua é a pessoa que passa a reparar em outra que não seja seu cônjuge, ou se deixa levar por notícias alvoroçadoras, as quais prometem facilidade, enriquecimento rápido etc., mas não passam de truques diabólicos, verdadeiras arapucas para pegar os desavisados.
A RESPOSTA SÁBIA – Neemias, agindo com sabedoria, respondeu: E enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco? (versículo 3).
Aqui temos um importante ensinamento: não podemos parar, pois a obra que estamos realizando por ordem divina é grande e não deve cessar por nada. Esta tem de ser a nossa resposta a qualquer tentativa maligna de impedir que cumpramos nossa missão. Aqueles homens, adversários do Altíssimo, não se deram por satisfeitos e, por quatro vezes, tentaram tirar Neemias de seu objetivo, porém, receberam a mesma resposta. Então, na quinta vez, os inimigos mandaram uma carta na qual acusavam Neemias de querer revoltar-se contra o Império Persa e fazer-se rei. O homem de Deus, no entanto, respondeu à altura e encerrou com uma oração ao Todo-Poderoso, o melhor meio de dar fim a uma contenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário